Os solos se originam da composição de rochas no decorrer dos tempos.As rochas que compõem as montanhas sofrem a ação de inúmeros agentes atmosféricos,como as chuvas,os ventos,o calor,o frio,além de outros.Na formação do solo encontramos uma série de elementos em interação,entre eles:
. Partículas sólidas de mineiras (grãos de areia,quartzo,argila e outros);
. Água
.Ar;
.Microrganismo (bacterias)
.Pequenos animais (minhocas,larvas)
.Fungos (cogumelos)
.Ervas,até arbustos e árvores,pois os seres vivos enriquecem o solo.
Um exemplo é o humo,matéria organica resultante da composição dos restos de animais,vegetais e folhas das plantas.
Assim,concluimos que,pará indentificarmos os diversos tipos de solo,precisamos levar em consideração o tipo ou tipos de rochas que originarem e as alterações que sofreram através dos tempos.
A parte mais externa do solo denomina-se SUPERFÍCE
Os solos inclinados sofrem mais os efeitos da erosão,uma vez que a agua das chuvas leva todo o material utilizado pelo solo encontrado na superficie,deixando as partes mais altas empobrecidas e os vales ao redor mais férteis.
Daí serem utilizados as curvas de nivel para plantações nestes terrenos.
Além da erosão,também a lixiviação e a lateralização contribuem para a degração do solo.
A lixiviação consiste na lavagem do solo através da água da chuva isto é,pela infiltração da mesma até as camadas mais profundas.
A lateralização é a consequencia sofrida pelo solo após uma serie de contínuas lixiviações.A superficie torna-se quebradiça,inutilizando o solo. Aperte na imagem para ampliar